Dial P for Popcorn: TEMPORADA 2011/2012 - Dezembro

sábado, 26 de novembro de 2011

TEMPORADA 2011/2012 - Dezembro


Depois da primeira crónica ter sido um verdadeiro sucesso (gerou não só uma boa recepção por parte de alguns, como valentes críticas por parte de outros), achei que devia continuar as minhas modestas previsões (se assim se podem chamar) daquilo que serão as próximas semanas nos cinemas portugueses. A minha selecção será unicamente sobre o mês de Dezembro, já que em altura de Óscares, a oferta é tão grande e tão vasta, que de pouco adiantaria fazer uma crónica gigante que rapidamente desmotivaria o interesse do leitor.




Começamos então pela próxima semana. Na próxima Quinta-feira, dia 1 de Dezembro, o leitor pode encontrar em estreia nas salas de cinema, Melancholia, a controversa obra apocalíptica do igualmente controverso Lars Von Trier, um realizador que cultiva amores e ódios por onde passa e cuja polémica atingiu o seu auge na última edição do Festival de Cannes (onde apresentou ao Mundo Cinematográfico este filme) e de onde foi expulso com o rótulo de Persona Non Grata. O trailer do filme deixa-nos a clara ideia de estarmos perante mais um filme à Lars Von Trier, que certamente deixará satisfeitos os seus mais acérrimos fans. Para quem não gosta ou desconheça (e esteja sem paciência para o descobrir) Lars von Trier, talvez Buried, Puss in Boots ou The Debt, sejam boas opções para a próxima semana!




Para a semana de dia 8 de Dezembro, fica reservada uma das grandes estreia do ano em Portugal! Drive, o filme que surpreendeu na edição deste ano do Festival de Cannes com a vitória de Nicolas Winding Refn na categoria de Melhor Realizador e a presença privilegiada numa lista de grandes nomes para a corrida à famosa Palme d'Or, que foi um dos sucessos do ano nos Estados Unido e que terá garantidamente uma gigante interpretação de um dos actores do momento: Ryan Gosling, é uma visita obrigatória às salas de cinema durante o próximo mês! O trailer deixa-nos com água na boca, a banda-sonora (que já tive oportunidade de ouvir) agita-nos e abre ainda mais o apetite daqueles que será, seguramente, um dos melhores filmes de 2011. Para descobrir, dia 8!




Dia 15 de Dezembro o leitor poderá optar por dois filmes distintos. Missão Impossivel: Operação Fantasma marca o regresso de Tom Cruise à pele de Ethan Hunt que, penso poder afirmá-lo, já conseguiu imortalizar na memória dos mais novos, que cresceram com as suas aventuras. É inevitável a minha ida aos cinemas para o ver, embora admita que, para essa semana, esteja marcada para Portugal uma das estreias que mais espero para este ano: Jodaeiye Nader az Simin, com a tradução portuguesa de Uma Separação, é um filme iraniano que causou grande sucesso lá fora, sobre o qual pouco ou nada se ouviu falar em Portugal, mas que eu acredito, seja uma das melhores escolhas cinematográficas da Época Natalícia!




Para véspera de Natal, a 22 de Dezembro, estreará em Portugal Tinker Tailor Soldier Spy, que marcará o regresso aos cinemas de Tomas Alfredson, o realizador que explodiu em 2008 com Låt den rätte komma in. Numa história envolvida em crime e mistério, com um elenco de luxo (Gary Oldman, Colin Firth, John Hurt, Benedict Cumberbatch), Tomas Alfredson tem a oportunidade de provar que o mega sucesso de 2008 não foi um caso pontual e que o enorme culto gerado à sua volta, com a criação de fervorosos grupos de fãs do seu trabalho, não caiu do céu, não foi um mero acaso e que é, actualmente, um dos grandes (senão o maior) nomes do cinema europeu!



Carnage, a mais recente película de Roman Polanski, estreia nos cinemas portugueses no último fim-de-semana do ano. Um final de ano em grande, com um filme repleto de estrelas (Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz e John C. Reilly), que será certamente um dos sucessos de 2011, e que nos conta a história de uma reunião entre dois casais após o desentendimento entre os respectivos filhos numa briga da escola. Conhecendo o trabalho de Polanski e a sua cada vez mais deliciosa capacidade de nos contar histórias repletas de um humor mordaz e subtil, Carnage vai certamente deliciar quem for até à sala de cinema e fazer justiça ao preço do bilhete que subirá mais de 1€ a partir de 2012.



Por último, e antes de terminar a crónica, gostaria apenas de esclarecer que não pretendo, com estas crónicas, falar-vos exaustivamente sobre os filmes que selecciono. Isso fica para os profissionais do negócio que têm oportunidade de ver ante-estreias e frequentar festivais nacionais e internacionais. Faço esta selecção porque a qualidade das salas de cinema, em altura de Óscares, se transforma por completo (3/4 do ano são passados a encher chouriços, para depois se gastarem todos os cartuchos de uma só vez), com grandes obras que surgem semana após semana, e que acabam, inevitavelmente, por confundir o espectador mais desatento. As Temporadas do Dial P for Popcorn são, tanto para mim como (espero) para o leitor, um prático manual, que se limita a esquematizar e seleccionar o que de melhor e realmente valioso vai passar pelas salas de cinema nos próximos tempos. Porque em alturas de crise (e, no futuro, de subida escandalosa do preço dos bilhetes de cinema), vale a pena saber aquilo em que se vai gastar (e investir) dinheiro. E se o leitor optar por algum destes filmes, certamente não sairá defraudado da sala de cinema.

1 comentário:

Bruno Cunha disse...

O que estou mesmo ansioso por ver é mesmo Carnage. Embora o Melancholia também seja do meu interesse. Por outro lado, o Missão Impossível parece demasiado mainstream/blockbuster!

Abraço
Frank and Hall's Stuff