Dial P for Popcorn: Personagens do Cinema - Ernesto Che Guevara

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Personagens do Cinema - Ernesto Che Guevara


“It's a sad thing not to have friends, but it is even sadder not to have enemies.”


Uma interpretação emocionante, das mais surpreendentes e aterradoras da década passada, é a eleita para a minha crónica das Personagens do Cinema do mês de Maio. (Tanto eu como o Jorge voltamos a estar afogados em exames e trabalho da Faculdade e o blogue vai acabar por sofrer um pouco com isso. No entanto, continuaremos, o mais assiduamente possível, por aqui.)



A monumental Biopic que Benicio del Toro (um dos meus actores favoritos, dentro da sua geração) e Soderbergh construíram, rapidamente ocupou o seu lugar entre os destaques do ano de 2008 e, sem surpresas, instalou a polémica que desde sempre se associou à figura de Guevara. Não fossem os Estados Unidos a capital da distribuição mundial do cinema mainstream e talvez o papel deslumbrante que Del Toro interpreta neste longo filme tivesse um reconhecimento popular digno do seu assombro trabalho.


Num argumento que demorou vários anos a preparar, com uma investigação minuciosa por parte do próprio Benicio del Toro (e depois de Terrence Malick ter abandonado o projecto na sua fase mais precoce), Soderbergh orientou a criação do mais real documentário sobre os anos mais importantes da vida do lendário guerrilheiro argentino. Devido à dimensão de um argumento trabalho ao mais ínfimo pormenor, a divisão do filme em duas partes revelou-se uma decisão acertada, não só para a exploração cinematográfica das cenas mais marcantes da vida de Ernesto Guevara, como também para uma melhor receptividade do público em geral.


A sua interpretação em Che, valeu a Benicio Del Toro o prémio de Melhor Actor no Festival de Cannes em 2008, o ponto alto de uma carreira marcada por interpretações que demonstram um valor único, mas que rapidamente são apagadas com papéis medíocres em filmes que não se dignam a esse nome. Na personagem da sua vida, no papel para o qual nasceu, Benicio subiu ao patamar dos melhores. E é por isso que está entre as Personagens do Cinema.




Sem comentários: