Dial P for Popcorn: Séries - Only Fools and Horses

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Séries - Only Fools and Horses


Only Fools and Horses é uma das grandes séries da BritCom. Se fizerem uma pesquisa por vários sítios da Internet, vão perceber que a adoração pela série é tal que, muitos destes sites, não hesitam em considerá-la a melhor série de sempre da BritCom. Embora este tema seja bastante discutível e controverso (para muitos não existiría BritCom se não tivessem existido os Monty Python), Only Fools and Horses é uma delicia e, mesmo não sendo a melhor de sempre, será para sempre lembrada como um dos pontos altos da comédia de Inglaterra.


A série que deu origem à série portuguesa Os Fura Vidas, a minha série favorita de comédia em Portugal, é um original (claramente) melhor do que a cópia portuguesa. Del Boy (David Jason) é um falhado. Um visionário e um empreendedor, mas que estará para sempre condenado ao fracasso. O típico "Chico-Esperto" com a mania que engana todo o mundo e cujas negociatas têm sempre sucesso garantido. Arrasta consigo o seu inocente, ignorante e influenciável irmão Rodney Trotter (Nicholas Lyndhurst) que vê no irmão mais velho um herói, que o salvou da miséria após a morte da mãe e o abandono do pai. Com eles, e completando o elenco da série, temos o Avô (Lennard Pierce) que mais tarde, após a sua morte, foi substítuido pelo Uncle Trotter (Buster Merryfield).


Uma série criada por John Sullivan, tem como prova da sua qualidade os 14 anos que se aguentou na televisão britânica, sempre com uma boa receptividade por parte do público. Os 9,4 do imdb.com são também um ponto a seu favor. Para nós portugueses, tão bem habituados ao típico portuguesinho, capaz de tudo para conseguir subir na vida mesmo que de uma forma desonesta, Only Fools and Horses é um belo retrato das nossa familias e, certamente muitos de vós irão encontrar nesta série algumas situações que vos serão familiares.

2 comentários:

Tiago Ramos disse...

Esta não conheço! Mas sou bastante fã de britcom. Conheces "Nighty Night"? Adoro.

João Fonseca Neves disse...

Nunca vi! A minha saga pela BritCom é recente e tem-se vindo a alargar aos poucos. Tenho aqui várias coisas engraçadas para descobrir e assim que encontrar algo novo deixo aqui no blog!

Obrigado pelo teu comentário! ;) Abraço