Dial P for Popcorn: Top Filme - Christopher Nolan

domingo, 25 de julho de 2010

Top Filme - Christopher Nolan


Estreou esta semana Inception, o novo filme de Christopher Nolan.

Antes da review deste filme, coloco aqui o meu Top sobre os filmes que já vi deste realizador:

1.º - Memento
2.º - The Prestige
3.º - The Dark Knight
4.º - Batman Begins
5.º - Insomnia


Memento será muito provavelmente o seu melhor filme de sempre, independentemente dos filmes que venha a fazer (e neste ponto, espero sinceramente estar errado, porque seria muito bom sinal!). Durante a próxima semana tentarei ver Inception e assim que poder, faço aqui a minha review. Sintam-se à vontade para discordar do Top ;)

5 comentários:

DiogoF. disse...

Temos um top parecido. Talvez trocasse The Prestige por The Dark Knight.

De qualquer forma, achei o Inception superior a Memento - um ´´e muito bom, o outro ´´e fant´´astico. Foi o que achei.

Aguardo por uma cr´´itica.

Sendo este o meu primeiro coment´´ario no vosso blog, desde j´´a, parab´´ens pela iniciativa e boa sorte.

(peço desculpa pelos acentos, estou a tentar resolver).

Jorge Rodrigues disse...

Eu gosto de dar bastante crédito ao Chris Nolan por dois motivos:

1) será possivelmente hoje o realizador mais comerciável que anda por aí nos dias que correm;

2) os seus filmes nunca serão comerciais, são sempre pesados, cerebrais e obrigam a pensar.


Além disso, gosto de culpar o Chris Nolan por fazer sempre filmes extraordinários com algumas falhas óbvias, que permitem reacções extremamente apaixonadas aos seus filmes: ou se adora imenso, ou se detesta imenso. É engraçado ver estes dois extremos, o que torna difícil uma pessoa decidir se gosta de um filme dele sem preconceitos e sem julgamentos pré-formados.


Dito isto, eu diria que ele ainda não tem nenhuma obra-prima, andando contudo muito perto, com Memento, The Dark Knight e Inception. E tem como grande bónus o facto de ter conseguido respirar vida para uma franchise que tinha sido assassinada por Joel Schumacher.


Acho um escândalo ele ainda não ter sido nomeado para um Óscar (o mesmo digo do seu fotógrafo de serviço, Wally Pfister, que já devia ter ganho), mas terá provavelmente estado na posição #6 na contagem dos votos em 2000 e em 2008 (infelizmente, não conseguiu uma nomeação - e depois porcaria como o 'Chocolat' é nomeado em 2000 e porcaria como 'Frost/Nixon' é nomeado em 2008... Enfim.)


O meu top...

1 - Memento
2 - Inception
3 - The Dark Knight
4 - Batman Begins
5 - The Prestige
6 - Insomnia
7 - Following

José Neves disse...

Ele já foi nomeado para um óscar, mas apenas como argumento... ainda estou na dúvida sobre qual gosto mais, se o memento se o inception mas neste ano uma nomeação para filme realização e argumento nao lhe vão escapar.
o meu top

1- Memento ou Inception
3-Prestige
4-Insomnia
5-The Dark Knight
6-Batman Begins

Jorge Rodrigues disse...

Eu sei que já teve uma nomeação como argumento, eu estava a falar como realizador, que é a categoria dele por defeito :)

E quanto às nomeações este ano... É esperar para ver. Ainda pode acontecer muita coisa.

DiogoF. disse...

Sem dúvida que é o realizador de Hollywood que faz os melhores blockbusters que andam aí - alia muito bem o puro entretenimento (e o "vender para massas") com uma certa profundidade temática. E adoro esta mistura, este equilíbrio, este meio termo.

Não tenho dúvidas de que vai ter duas nomeações com este filme: melhor filme e melhor argumento. Ainda espero ver melhor actor principal (Di Caprio), secundário (Lewitt) e melhor fotografia.